QUEM SOMOS
* * * SITE EM CONSTRUÇÃO * * *
Assim começou a nossa história ...
O Centro de Investigação em Iconografia (C. I. I.) é o resultado de uma ideia amadurecida ao longo de muitos anos e tudo começou com a minha Tese de Doutoramento que foi a primeira em Portugal sobre a aplicação do Método Iconográfico. Enquanto docente universitário com experiência no ensino da Iconografia em Portugal e no Brasil, apercebi-me não só da importância fundamental da aplicação do Método Iconográfico na análise e interpretação das obras de arte, como também da falta de uma instituição que se dedicasse à investigação e ao ensino da Iconografia.
A constatação de que a Iconografia era uma área era muito procurada por pessoas de diferentes formações académicas e de diferentes profissões deixou-me convicto da necessidade de criar um espaço, de nível universitário, destinado à investigação, à partilha e ao debate em torno do tema da Iconografia. Assim, no decurso dos anos foi-se tornando mais premente a ideia de fundar um centro.
Na era da informática dominada pela digitalização crescente dos serviços, a criação do Centro de Investigação em Iconografia, que funciona on-line, revela-se uma solução adequada às exigências requeridas para o funcionamento de um centro desta natureza e apresenta diversas vantagens sobre um espaço com existência física.
Através da criação deste Centro, com as características que o definem, é possível concretizar os objetivos de proporcionar a formação em Iconografia e Iconologia de quem pretenda obter, não só, conhecimentos elementares, mas também aprofundar mais estas matérias, assim como, ao mesmo tempo, possibilitar a partilha de conhecimentos e experiências, a permuta de artigos científicos, a resposta a questões, o encontro entre investigadores ... e tudo isto sem deslocações desnecessárias, e sem precisar de sair da sua casa ou do seu local de trabalho.
O C. I. I. só poderá funcionar com a colaboração de investigadores verdadeiramente interessados na pesquisa no campo da Iconografia, aplicados na descoberta dos segredos das obras de arte, de mente aberta para acolher a novidade e o desconhecido, para raciocinar sobre novas hipóteses procurando ir mais além na busca de soluções, como deve ser próprio de um espírito científico. Os investigadores que pretendam fazer parte do C. I. I. deverão fazer a sua inscrição como Membros efetivos do Centro de Investigação em Iconografia. Serão estes membros que farão parte da força dinamizadora do Centro e que, através do seu contributo e da partilha de conhecimentos, contribuirão, também, para o enriquecimento de cada membro investigador.
Neste sentido, foi criado um espaço próprio, fechado ao público e restrito aos Membros do Centro que se queiram inscrever e fazer parte integrante dos investigadores do Centro de Investigação em Iconografia. Poderá aceder a este espaço através do separador «Membros».
Também se poderão inscrever como membros investigadores do Centro os estudantes dos cursos de iconografia que estejam a frequentar o Curso Médio e o Curso de Estudos Avançados. Em complemento foi criado também um Fórum, espaço aberto ao público interessado em Iconografia e que permite troca de ideias, debate e de uma maior interação com a comunidade em geral.
O logótipo criado especialmente para este Centro de Investigação é o seguinte e a simbologia será explicada oportunamente:
Os visitantes e os membros do Centro que quiserem conhecer melhor o meu percurso profissional e académico podem visitar o meu site pessoal que se encontra no seguinte endereço:
https://luiscasimiro-arte.wixsite.com/iconografia
Poderá também ver e fazer os seus comentários nas duas páginas das redes sociais
Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100009400168348
Instagram:
https://www.instagram.com/luiscasimiro_iconografia/
No site, além de ficar a conhecer o meu Curriculum Vitae também poderá inteirar-se de uma ampla bibliografia e de alguns aspetos que fazem da Iconografia uma área essencial no estudo e na interpretação das obras de arte.
Agora que conhece um pouco da nossa história pode dar-nos a conhecer um pouco de si, das suas preferências artísticas, do seu interesse pela Iconografia e mesmo algumas sugestões através do email do Centro, do chat ou de uma mensagem no Formulário de Contacto existente no separador «Contactos».

